Participação nos Lucros - Armadilhas a serem evitadas

20/05/2010 19:53

Participação nos Lucros - Armadilhas a serem evitadas

Participação nos Lucros ou Resultados

 

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS

 

1.2  ARMADILHAS A SEREM EVITADAS

 

a)     Lucros ou Resultados 

-         Não recomendamos, mesmo que não sejamos contra, que a empresa adote a Participação vinculada ao Lucro líquido final. Aposte na Participação nos Resultados, porque os referenciais são constituídos por indicadores do tipo produtividade e metas.

  

b)     Várias unidades de negócio

-         Empresas que têm mais de uma unidade de negócios ou operação devem observar com cautela a unificação das políticas, pois cada uma tem uma realidade que precisa ser preservada. A alternativa, neste caso, seria adotar planos distintos

 

c)     Unicidade na informação

-         Não use nenhum número ou indicador capaz de abrir discussões por culpa de diferentes interpretações. Lance mão de indicadores que possam ser sustentados por todos, sem possibilidade de polemizar.

 

d)     Definição de indicadores

-         Não invente metodologias com fórmulas desconhecidas. Recorra ao histórico do seu negócio para estabelecer o que tem peso nos objetivos da organização.

 

e)     Priorize a equipe

-         Na composição dos indicadores que vão ser transformados em metodologia, aposte em favor dos resultados da equipe.

 

f)      Simulação da metodologia

-         Antes de iniciar a negociação, é preciso conhecer exatamente seus limites. Sabendo o que será negociado é essencial um estudo financeiro contemplando toda a sorte de exercícios e números, simulando a situação real.

 

g)     Credibilidade dos números

-         Não manipule a divulgação dos números. Para conduzir o processo de implantação da PLR a transparência é elemento básico. Através dela se obtém credibilidade. Essa credibilidade se origina na confiabilidade dos números apresentados.

 

h)     Atenção ao Fluxo de Caixa

-         Não assuma compromisso de pagamento sem um prévio estudo do seu fluxo de caixa. Negocie a distribuição dos Resultados para as melhores épocas de seu negócio e lembre-se que os recursos para essa distribuição devem se originar das sobras geradas pela PLR e não de empréstimos bancários.

 

Assuntos relacionados:

Reclamatória Trabalhista
Horas Extras

Contrato de Trabalho

Auditoria Trabalhista

 

Saiba mais sobre Participação nos Lucros ou Resultados

Pesquisar no site

Contato

FF Consult ® Phone #5511# 4025.3878.
Mobile #5511# 98235.0118
Mobile #5511# 98354.3392