Project Finance

Projeto financeiro ou financiamento relacionado a projeto: é uma forma de engenharia financeira suportada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, servindo como garantia os ativos e recebíveis desse mesmo projeto.

Considera-se colaboração financeira estruturada sob a forma de project finance a operação de crédito realizada que possua, cumulativamente, as seguintes características:

  1. O cliente deve ser uma Sociedade por Ações com o propósito específico de implementar o projeto financiado, constituída para segregar os fluxos de caixa, patrimônio e riscos do projeto;
  2. Os fluxos de caixa esperados do projeto devem ser suficientes para saldar os financiamentos;
  3. As receitas futuras do projeto devem ser vinculadas, ou cedidas, em favor dos financiadores;
  4. O Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) projetado para cada ano da fase operacional do projeto deve ser de, no mínimo, 1,3; o ICSD poderá ser de, no mínimo, 1,2, desde que o projeto apresente Taxa Interna de Retorno (TIR) mínima de 8% a.a. em termos reais.
  5. O capital próprio dos acionistas deve ser de no mínimo 20% do investimento total do projeto, excluindo-se, para efeito desse cálculo, eventuais participações societárias da BNDESPAR. A critério do BNDES, a geração de caixa do projeto poderá ser considerada como parte do capital próprio dos acionistas; e
  6. Os contratos da operação devem vedar a concessão de mútuos do cliente aos acionistas e ainda estabelecer condições e restrições aos demais pagamentos efetuados pelo cliente a seus acionistas, a qualquer título.

Classificação de Risco

Para aprovar uma operação project finance, a classificação de risco do BNDES leva em conta os seguintes fatores, além dos normalmente considerados:

  • A classificação de risco dos controladores da beneficiária, conforme a dependência do projeto e do financiamento em relação aos mesmos;
  • O risco de implantação do projeto e os respectivos mitigadores;
  • O grau de alavancagem da beneficiária;
  • A suficiência, previsibilidade e estabilidade dos fluxos de caixa do projeto;
  • O risco operacional do projeto e respectivos mitigadores;
  • O valor, liquidez e segurança das garantias oferecidas pela beneficiária.

Garantias

Garantias Pré-Operacionais

Na fase de implantação do projeto, a exigência de garantia fidejussória dos controladores da beneficiária poderá ser dispensada, desde que observado o seguinte:

  • Compromisso dos acionistas controladores da beneficiária de complementar o capital da empresa em montante suficiente para finalizar a implantação do projeto.
  • Celebração de contratos que obriguem os empreiteiros e/ou fornecedores de equipamentos a concluir o projeto dentro do orçamento predeterminado, em data previamente especificada e conforme as especificações técnicas destinadas a assegurar a operacionalização e o desempenho eficiente do projeto.
  • Contratação de um seguro garantia, em benefício dos financiadores, contra riscos referentes à fase pré-operacional do projeto.

Caso haja dúvida sobre a capacidade dos acionistas de efetuar sua contribuição financeira para o projeto, deverá ser exigido o aporte antecipado do capital próprio como condição prévia para a liberação do financiamento.

Garantias Operacionais 

Na fase operacional do projeto, a exigência de garantia fidejussória dos controladores da beneficiária poderá ser dispensada pela concessão, cumulativa, do seguinte:

  • Penhor ou alienação fiduciária, em favor dos principais financiadores, das ações representativas do controle da beneficiária.
  • Penhor, em favor dos principais financiadores, dos direitos emergentes do contrato de concessão, quando houver.
  • Outorga, aos principais financiadores, do direito de assumir o controle da beneficiária, quando admitido pela legislação.

Garantias Reais

A exigência do índice de 130% de garantias reais poderá ser dispensada caso a beneficiária comprometa-se a:

  • Não oferecer, em garantia a terceiros, os ativos e recebíveis do projeto sem autorização dos principais financiadores.
  • Oferecer em garantia aos principais financiadores, caso estes solicitem, quaisquer ativos e recebíveis supervenientes do projeto.

Pesquisar no site

Contato

FF Consult ® Consultoria & Gestão Empresarial
Operações Estruturadas
Soluções Estratégicas
Aporte de Capital & Giro
Business Plan & Valuation
Funding: Empresas & Projetos
Viabilização de Negócios
Gestão de Risco & Ativos
Análise de Investimentos
Gestão de Energia
Geração Energética
Eficiência Energética
Usinas de Geração

SP-Brasil (capital e interior)
Atendimento: Território Nacional
Setores: Público, Privado e PPP

Operações Financeiras:
Estruturadas: R$ 5 milhões+
Project Finance: R$ 10 milhões+
Phone
#5511# 4025.3878 (clientes)
#5511# 98354.3392 (whatsapp)