IGP-M de julho sobe em 1,34%

30/07/2012 12:16

São Paulo, 30 de Julho de 2012.

ECONOMIA & FINANÇAS

Por Prof. Thiago Flores*

IGP-M de julho sobe em 1,34%

 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), segundo dados divulgados pela FGV, variou 1,34%, em julho. Em junho, o índice variou 0,66%. Em julho de 2011, a variação foi de -0,12%. Em 12 meses, o IGP-M variou 6,67%. A taxa acumulada no ano é de 4,57%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou taxa de variação de 1,81%. No mês anterior, a taxa foi de 0,74%. O índice relativo aos Bens Finais variou 1,04%, em julho. Em junho, este grupo de produtos mostrou variação de 0,19%. Contribuiu para a aceleração o subgrupo combustíveis, cuja taxa de variação passou de -0,28% para 5,14%. Excluindo-se os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de Bens Finais (ex) registrou variação de 0,29%. Em junho, a taxa foi de -0,14%.

O índice referente ao grupo Bens Intermediários variou 1,34%. Em junho, a taxa foi de 1,20%. O subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção registrou acréscimo em sua taxa de variação, que passou de 0,38% para 3,65%, sendo o principal responsável pela aceleração do grupo. O índice de Bens Intermediários (ex), calculado após a exclusão do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, variou 1,05%, ante 1,30%, em junho.

No estágio inicial da produção, o índice de Matérias-Primas Brutas variou 3,31%, em julho. Em junho, o índice registrou variação de 0,76%. Os principais responsáveis pela aceleração do grupo foram os itens: soja (em grão) (4,30% para 14,89%), milho (em grão) (-3,95% para 6,74%) e café (em grão) (-2,00% para 2,36%). Ao mesmo tempo, registraram-se desacelerações em itens como: minério de ferro (3,24% para 1,49%), cana-de-açúcar (0,02% para -1,10%) e leite in natura (-0,64% para -1,64%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,25%, em julho, ante 0,17%, em junho. A principal contribuição para o acréscimo da taxa do índice partiu do grupo Alimentação (0,61% para 1,06%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item hortaliças e legumes, cuja taxa de variação passou de 7,53% para 15,39%.

Também foram computados acréscimos nas taxas de variação de outras quatro classes de despesa: Transportes (-0,78% para -0,39%), Educação, Leitura e Recreação (-0,07% para 0,27%), Comunicação (-0,03% para 0,17%) e Habitação (0,17% para 0,18%). Para estas classes de despesa, vale citar o comportamento dos itens: automóvel novo (-4,10% para -1,29%), salas de espetáculo (0,07% para 2,07%), tarifa de telefone residencial (-0,14% para 0,54%) e equipamentos eletrônicos (-1,74% para -0,17%), respectivamente.

Em contrapartida, apresentaram recuo em suas taxas de variação os grupos: Vestuário (0,44% para -0,83%), Despesas Diversas (1,71% para 0,39%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,45% para 0,32%). Os itens que mais contribuíram para estes movimentos foram: roupas (0,20% para -1,06%), cigarros (3,82% para -0,45%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,50% para 0,07%), respectivamente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em julho, variação de 0,85%, abaixo do resultado de junho, de 1,31%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,63%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,30%. O índice que representa o custo da Mão de Obra variou 1,05%, em julho. Na apuração referente ao mês anterior, o índice variou 2,28%

 

 * Thiago Flores é Administrador – EAESP-FGV, Mestre em Economia de Negócios – EESP – FGV, Mestre em Finanças – IBMEC/INSPER – SP, Professor de Pós-Graduação e Consultor de empresas e CFO à FF Consult ®

www.ffconsult.com

ffconsult@ffconsult.com

twitter.com/FF_Consult

www.facebook.com/FFConsult

ffconsult.blog.com

consultoriaonline.blog.com

ffconsultoriaonline.blogspot.com

www.youtube.com/user/FFConsult2011

Skype: FF_Consult

 

Key-words

governança corporativa, controles internos, mercado de capitais, treinamento,  educação corporativa, consultoria online, construção civil, operações estruturadas, serviços especializados, prefeituras, estados, empresas, project finance,  mercado de capitais, ipo, m&a, tributos, operações financeiras estruturadas, gestão empresarial, análise,  planejamento estratégico, planejamento financeiro, gestão financeira, gestão de caixa, métricas avançadas de análise, projeção de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis, contratuais, não-contratuais,  capital de giro, recuperação, reestruturação empresarial, renegociação de dívidas, otimização do custo de capital, estruturação de negócios, captação, soluções estratégicas, soluções customizadas, implementação de controles internos, ferramentas avançadas de gestão, analise de projetos, elaboração de projetos, business plan, valuation, estudos de viabilidade, terceirização, terceirização do financeiro de sua empresa, governança corporativa, controles internos, mercado de capitais, treinamento, educação corporativa, construção civil, controladoria, plano de sucessão, operações financeiras estruturadas, gestão empresarial, análise e planejamento estratégico & financeiro, gestão financeira e de caixa, métricas avançadas de análise e projeção de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis contratuais e não-contratuais & capital de giro, recuperação & reestruturação empresarial, renegociação de dívidas com otimização do custo de capital, estruturação de negócios com captação, soluções estratégicas customizadas, implementação de controles internos & ferramentas avançadas de gestão, analise & elaboração de projetos (business plan), valuation e estudos de viabilidade, terceirização do financeiro de sua empresa; governança corporativa, controles internos e mercado de capitais, treinamento & educação corporativa, construção civil, operações estruturadas, estruturação de negócios, estruturação de projetos construtivos, serviços especializados para prefeituras, estados ou empresas, project finance, mercado de capitais, ipo e m&a, tributos - prefeituras e empresas, treinamento & educação corporativa, controladoria, plano de sucessão, recuperação e reestruturação empresarial, projetos de turnaround, recuperação judicial e extra-judicial, gestão integrada, gestão administrativo-financeira, gestão estratégica, oferta inicial de ações, co-gestão, compra & venda de empresas, captação de recursos internos e externos, estruturação de negócios, operações nacionais e internacionais, constituição, colocação e administração de fundos, debêntures, avaliação de empresas (valuation), implementação de controles internos, funding, elaboração e estruturação de projetos


 

 

Pesquisar no site

Contato

FF Consult ® Consultoria & Gestão Empresarial
Operações Estruturadas
Soluções Estratégicas
Aporte de Capital & Giro
Business Plan & Valuation
Funding: Empresas & Projetos
Viabilização de Negócios
Gestão de Risco & Ativos
Análise de Investimentos
Gestão de Energia
Geração Energética
Eficiência Energética
Usinas de Geração

SP-Brasil (capital e interior)
Atendimento: Território Nacional
Setores: Público, Privado e PPP

Operações Financeiras:
Estruturadas: R$ 5 milhões+
Project Finance: R$ 10 milhões+
Phone
#5511# 4025.3878 (clientes)
#5511# 98354.3392 (whatsapp)