IPCA-15 de julho sobe em 0,33%

24/07/2012 15:24

São Paulo, 24 de Julho de 2012.

ECONOMIA & FINANÇAS

Por Prof. Thiago Flores*

IPCA-15 de julho sobe em 0,33%

 

Segundo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve variação de 0,33% em julho, superior à taxa de 0,18% de junho. Com isso, o acumulado no ano ficou em 2,91%, abaixo de igual período de 2011 (4,20%). Na perspectiva dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 5,24%, acima dos 12 meses imediatamente anteriores (5,00%). Em julho de 2011, a taxa havia sido de 0,10%.

Alimentação e bebidas e despesas pessoais foram os grupos que apresentaram as maiores taxas no mês. Os alimentos continuaram subindo, passando dos 0,66% de junho para 0,88% em julho. Com impacto de 0,20 ponto percentual, ficaram com 61% do índice, a maior parte. O clima adverso prejudicou a lavoura de diversos produtos, destacando-se o tomate, cujos preços já haviam subido 19,48% em junho e ficaram 29,30% ainda mais altos em julho. Em função do clima, outros alimentos tiveram aumentos expressivos, a exemplo da cenoura (de -1,11% para 13,63%) e da batata inglesa (de 6,70% para 11,78%). Destaca-se, também, o pão francês, que apresentou variação de 1,67% em julho contra 0,14% em junho. A alta vem sendo atribuída a aumentos nos custos dos insumos, especialmente o trigo.

No grupo das despesas pessoais o resultado foi 0,92% em julho, a maior alta de grupo no mês, enquanto junho havia ficado em 0,34%. O destaque foi o item “empregado doméstico”, registrando variação de 1,37% ante 0,60% no mês anterior. Empregado doméstico e tomate constituíram-se nos maiores impactos individuais no IPCA-15 de julho, com 0,05 ponto percentual cada. Assim, os não alimentícios, que haviam apresentado variação de 0,04% em junho, passaram para 0,16% em julho.

 

Observa-se que, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três deles mostraram menor ritmo de crescimento de preços de um mês para o outro: habitação (de 0,53% em junho para 0,41% em julho), vestuário (de 0,66% para 0,39%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,43% para 0,37%).

Nos demais grupos, o resultado foi maior quando comparado ao mês anterior. Mesmo nos transportes, que, embora com -0,59%, apresentou queda menos intensa do que a de 0,77% registrada em junho. Isto porque os preços dos automóveis novos, que tiveram queda de preços de 3,50% em junho sob influência da redução do IPI, apresentaram variação de –2,47% em julho. Já os usados, ficaram com taxas próximas (-2,62% em junho e –2,45% em julho).

Quanto aos índices regionais, o maior foi o de Porto Alegre (0,63%), onde a alta do grupo alimentação e bebidas chegou a 1,66%. Houve influência, também, dos itens empregado doméstico (1,86%), aluguel residencial (1,09%) e taxa de água e esgoto (1,15%), que teve reajuste de 5,32% a partir de 1º de julho. O menor foi o de Fortaleza (0,09%), influenciado pela energia elétrica (-5,81%), reflexo da redução nos valores do PIS/COFINS/PASEP.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de junho a 13 de julho de 2012 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de maio a 13 de junho de 2012 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA; a diferença está no período de coleta dos preços.

 

 * Thiago Flores é Administrador – EAESP-FGV, Mestre em Economia de Negócios – EESP – FGV, Mestre em Finanças – IBMEC/INSPER – SP, Professor de Pós-Graduação e Consultor de empresas e CFO à FF Consult ®

www.ffconsult.com

ffconsult@ffconsult.com

twitter.com/FF_Consult

www.facebook.com/FFConsult

ffconsult.blog.com

consultoriaonline.blog.com

ffconsultoriaonline.blogspot.com

www.youtube.com/user/FFConsult2011

Skype: FF_Consult

 

Palavras-Chave: governança corporativa, controles internos, mercado de capitais, treinamento,  educação corporativa, consultoria online, construção civil, operações estruturadas, serviços especializados, prefeituras, estados, empresas, project finance,  mercado de capitais, ipo, m&a, tributos, operações financeiras estruturadas, gestão empresarial, análise,  planejamento estratégico, planejamento financeiro, gestão financeira, gestão de caixa, métricas avançadas de análise, projeção de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis, contratuais, não-contratuais,  capital de giro, recuperação, reestruturação empresarial, renegociação de dívidas, otimização do custo de capital, estruturação de negócios, captação, soluções estratégicas, soluções customizadas, implementação de controles internos, ferramentas avançadas de gestão, analise de projetos, elaboração de projetos, business plan, valuation, estudos de viabilidade, terceirização, terceirização do financeiro de sua empresa, governança corporativa, controles internos, mercado de capitais, treinamento, educação corporativa, construção civil, controladoria, plano de sucessão, operações financeiras estruturadas, gestão empresarial, análise e planejamento estratégico & financeiro, gestão financeira e de caixa, métricas avançadas de análise e projeção de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis contratuais e não-contratuais & capital de giro, recuperação & reestruturação empresarial, renegociação de dívidas com otimização do custo de capital, estruturação de negócios com captação, soluções estratégicas customizadas, implementação de controles internos & ferramentas avançadas de gestão, analise & elaboração de projetos (business plan), valuation e estudos de viabilidade, terceirização do financeiro de sua empresa; governança corporativa, controles internos e mercado de capitais, treinamento & educação corporativa, construção civil, operações estruturadas, estruturação de negócios, estruturação de projetos construtivos, serviços especializados para prefeituras, estados ou empresas, project finance, mercado de capitais, ipo e m&a, tributos - prefeituras e empresas, treinamento & educação corporativa, controladoria, plano de sucessão, recuperação e reestruturação empresarial, projetos de turnaround, recuperação judicial e extra-judicial, gestão integrada, gestão administrativo-financeira, gestão estratégica, oferta inicial de ações, co-gestão, compra & venda de empresas, captação de recursos internos e externos, estruturação de negócios, operações nacionais e internacionais, constituição, colocação e administração de fundos, debêntures, avaliação de empresas (valuation), implementação de controles internos, funding, elaboração e estruturação de projetos


 

 

Pesquisar no site

Contato

FF Consult ® Consultoria & Gestão Empresarial
Operações Estruturadas
Soluções Estratégicas
Aporte de Capital & Giro
Business Plan & Valuation
Funding: Empresas & Projetos
Viabilização de Negócios
Gestão de Risco & Ativos
Análise de Investimentos
Gestão de Energia
Geração Energética
Eficiência Energética
Usinas de Geração

SP-Brasil (capital e interior)
Atendimento: Território Nacional
Setores: Público, Privado e PPP

Operações Financeiras:
Estruturadas: R$ 5 milhões+
Project Finance: R$ 10 milhões+
Phone
#5511# 4025.3878 (clientes)
#5511# 98354.3392 (whatsapp)